Prova de que a compra de seguidores aumenta o crescimento e engajamento orgânico

“A compra de seguidores falsos, curtidas, retweets etc. realmente me ajudará a conseguir seguidores mais reais e engajamento verdadeiro?”

Depois de anos ajudando milhares de clientes a se tornarem mais populares nas redes sociais, recebemos bastante essa pergunta. Nossa resposta sempre foi – SIM. Nós nos referimos ao Efeito Bandwagon, que afirma:

“A probabilidade de qualquer indivíduo adotar [algo] aumenta com a proporção de quem já o fez”
Vamos enfrentá-lo – muito poucas pessoas verificam a autenticidade das suas estatísticas de mídia social. Quando alguém vê que você tem uma grande base de fãs ativa, eles assumem que você deve valer a pena seguir. Faz sentido lógico – mas é verdade? Agora também temos os dados para provar isso!

Colocamos essa teoria em teste com um experimento de mídia social de um mês e os resultados foram bem espetaculares:
Ter 25k seguidores falsos no Twitter impulsionou o crescimento orgânico em 32%
Ter 25 mil seguidores falsos no Twitter aumentou a CTR do link do perfil em 81%
A compra de Retweets / Favoritos falsos aumentou o RT orgânico em 330% e os Fav orgânicos em 81%
Retweets / Favoritos falsos aumentaram as taxas de cliques orgânicos em 787%

Percorra este slideshow para obter informações sobre o experimento. Uma explicação detalhada de tudo que fizemos também pode ser encontrada abaixo.

Nossa hipótese
Uma conta no Twitter com seguidores e envolvimento falsos pode gerar mais seguidores e engajamento real do que uma conta sem.
O experimento
Nós configuraríamos duas contas idênticas. Um com seguidores / retweets falsos e o outro sem. Ambas as contas compartilham exatamente o mesmo conteúdo ao mesmo tempo e seguem exatamente o mesmo número de pessoas das mesmas contas todos os dias. Após 30 dias, veríamos quem tinha mais seguidores e mais envolvimento.

Configurando as contas
Em 24/03/2015, criamos duas contas do Twitter idênticas para um personagem fictício (e bastante prolífico) que chamamos de Chef Jimmy. A única diferença entre as contas é que uma delas tinha um sublinhado no nome de usuário.

Uma vez que os 25k seguidores foram entregues e estabilizados (depois de algumas quedas, chegou a 24.342), começamos a twittar das contas. Usamos o Buffer para garantir que os dois Jimmy’s twittarão exatamente o mesmo conteúdo quatro vezes por dia. Também queríamos que as duas contas tivessem algum conteúdo antes de começarmos a seguir as pessoas.

Para criar reconhecimento para nossas contas, em 6 de abril de 2015, começamos a seguir pessoas usando o TweetAdder. Todos os dias, durante os próximos 30 dias, selecionamos uma conta “Foodie” popular diferente como @chow, @epicurious ou @bflay e seguimos 100 dos seus seguidores de cada conta Jimmy.

Nós filtramos e seguimos as contas usando o TweetAdder com as seguintes configurações para garantir que estivéssemos seguindo usuários ativos:

Ocultar contas protegidas
Ocultar perfis usando a imagem padrão
apenas inglês
Número de tweets = 200 ou mais
# following = 200+
Depois de 20 dias seguidos, o Real Jimmy atingiu o limite de 2.000 do Twitter e foi forçado a começar a seguir as pessoas. Falso Jimmy não atingiu o limite porque começou com milhares de seguidores. Mesmo assim, nós não seguimos com ele também para manter as contas em sincronia.

Em 5/5/15, após exatamente 30 dias de seguimento, paramos o seguinte e em 5/11/15 registramos os resultados.

Os resultados
O Jimmy com os seguidores, retweets e favoritos falsos foi o claro vencedor em todas as métricas que rastreamos.

Verdadeiro jimmy falso jimmy
Começando Seguidores 0 24,342
Terminando Seguidores 549 25,069
Seguidores Ganha 549 727
Cliques do Link do Tweet 291 2.582
Retweets 30 129
Favoritos 87 158
Visitas ao perfil 3.583 4.159
Cliques do Bio Link 16 29
Análise
Seguidores
Falso Jimmy ganhou 178 seguidores a mais ou 32% a mais. Usando o Twitter Analytics, pudemos ver quantas visitas de perfil cada Jimmy recebeu. O número de visitas de perfil dividido pelo número de seguidores é essencialmente a sua “taxa de conversão de seguidores”.

Divide as visitas de perfil por contagem de novo seguidor no Twitter Analytics para obter sua taxa de conversão de perfil
Confirmamos nossos dados como estatisticamente significativos e verificamos que o Fake Jimmy converteu 14% mais visitantes em seguidores. Podemos afirmar com 99% de certeza que ter mais seguidores e retweets converte mais visitantes de perfil em seguidores.

Retweets e Favoritos
O despejo de dados do buffer para todos os 121 tweets de cada Jimmy pode ser encontrado aqui. Também rastreamos exatamente quantos RT e FVs falsos foram entregues para calcular a diferença orgânica.

Os resultados foram impressionantes. Retweets / Favoritos falsos geraram 330% mais Retweets Orgânicos e 81% mais Favoritos Orgânicos!

Cliques no link do Tweet
Os falsos cliques de Jimmy estavam no telhado! Tanto que parece uma anomalia. As contas falsas definitivamente não clicam nos links, por isso analisamos os dados. Acontece que os tweets com mais cliques também tinham alguns dos Retweets mais orgânicos! Retweets orgânicos significa mais distribuição orgânica, o que significa mais cliques verdadeiros. Parece dar uma olhada.

Retweets e Favoritos falsos contribuíram para um aumento de 787% nas taxas de cliques
Outro interessante é o tweet com os cliques mais orgânicos, Retweets e Favoritos foi o mesmo em ambas as contas! Este tweet recebeu 325 cliques do Fake Jimmy e 45 cliques do Real Jimmy.

Seguidores Falsos Mais CliquesReal Jimmy
Conta real a maioria dos cliques
Aparentemente, as pessoas estão com fome de tomar um novo cubos de gelo.

Dada a CTR de quase 2x do Falso Jimmy em seu perfil, também podemos dizer com 93% de certeza que ter seguidores e retweets falsos também melhora os bio-cliques do perfil. No nosso caso, uma melhoria de 56%.

Conclusão
Os dados são claros. Se você quer mais seguidores reais e engajamento no Twitter, parecer mais popular pode melhorar drasticamente seus resultados.

Seguir as pessoas ainda parece ser a melhor maneira de atrair a atenção para o seu perfil. Considerando que cada conta acompanhava apenas 3k pessoas, ficamos surpresos com o quão alto a contagem de seguidores orgânicos de Jimmy foi alta. Os 549 seguidores do Real Jimmy, de 3k, são uma saudável taxa de retorno de 18%. Não é ruim.

Gerar e curar conteúdo interessante e retificar o botão “Seguir” é um trabalho doloroso e demorado. Se serviços simples como o nosso podem aumentar a probabilidade de alguém te seguir em até 30%, parece que vale a pena tentar.